Cerimónia de Assinatura dos Protocolos dos Cursos de Aprendizagem (Ensino Profisisonal) em Freixo de Espada à Cinta

23 de Março de 2023

Decorreu esta manhã, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a Cerimónia de Assinatura dos Protocolos dos Cursos de Aprendizagem (Ensino Profissional) em Freixo de Espada à Cinta, que contou com a presença dos Secretários de Estado de Educação, Prof. Dr. António Leite, e do Trabalho, Dr. Miguel Fontes. A cerimónia pública contou ainda com a presença da comunidade, dos docentes/técnicos, encarregados de educação e alunos que frequentam o Ensino Secundário Profissional.

O Presidente da Câmara Municipal, Nuno Ferreira, agradeceu a presença de todos neste momento marcante para a educação no concelho, referindo que os três cursos de aprendizagem atualmente existentes - Cozinha/Pastelaria, Turismo e Vitivinicultura - foram escolhidos como forma de combater lacunas existentes no tecido económico e empresarial da região, com boas perspetivas de integração futura no mercado de trabalho. O facto de serem cursos com dupla certificação permite aos estudantes que traçem o seu próprio caminho permitindo-lhes, no final desta aprendizagem, escolher entre entrar no mercado de trabalho (com equivalência ao 12.º ano) ou seguir para o Ensino Superior. O autarca voltou a referir a forma pioneira de como este modelo de projeto se desenvolveu, em parceria estreita com várias entidades públicas, assim como o desejo que este modelo seja replicado por outras autarquias do país. Relativamente à questão dos apoios municipais atribuídos aos estudantes que frequentam o Ensino Secundário Profissional em Freixo de Espada à Cinta, o Presidente Nuno Ferreira informou que, em breve, será paga a 1ª tranche destes incentivos.

Durante a Cerimónia, foi apresentado o projeto de requalificação do Pólo de Formação Profissional do Município de Freixo de Espada à Cinta que o Executivo Autárquico pretende implementar. Este projeto pretende intervenciar todo o equipamento, construindo uma estrutura adjacente que servirá como Residência Estudantil, com capacidade para 40 estudantes. Este projeto, avaliado em cerca de 1 milhão de euros, só poderá seguir em frente após negociações e com a ajuda e financiamento das Secretarias de Estado do Governo Português e através de fundos comunitários. O Presidente Nuno Ferreira terminou a sua intervenção dizendo que "a educação não tem preço e é a base de tudo".

Também os Secretários de Estado da Educação, Prof. Dr. António Leite, e do Trabalho, Dr. Miguel Fontes, assim como o Presidente do IEFP, Dr. Domingos Lopes, e o Diretor Geral dos Estabelecimentos Escolares, Dr. João Gonçalves, intervieram nesta cerimónia, destacando o trabalho conjunto e de proximidade em termos de educação e qualificação que aqui foi desenvolvido, tendo em vista as necessidades das pessoas e as perspetivas de desenvolvimento económico da comunidade e do território. Ambos os Secretários de Estado se debruçaram sobre este projeto inovador que, pela primeira vez a nível nacional, coloca o Ministério da Educação e o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social a trabalhar em conjunto, e em parceria com outras entidades públicas, neste projeto com moldes especificos dirigidos à comunidade, promovendo o intercâmbio estudantil e tendo em conta as particularidades do território para o desenvolvimento escolar e humano. Um trabalho conjunto que faz sentido e é oportuno para desenvolver o presente e o futuro através de um conjunto de instrumentos e programas que permitem dar respostas diferenciadas contra a uniformização, tendo a colaboração como um valor que norteia a ação de todas estas entidades.

Após as intervenções, procedeu-se à Assinatura formal dos Protocolos dos Cursos de Aprendizagem (Ensino Profissional) pelos representantes do Município de Freixo de Espada à Cinta, do IEFP e da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares, documentos esses logo de seguida homologados pelas Secretarias de Estado da Educação e do Trabalho. No final, o Executivo Autárquico ofereceu aos representantes das entidades parceiras uma simbólica lembrança constituída por produtos endógenos do concelho, seguindo-se uma visita guiada ao Pólo de Formação Profissional do Município de Freixo de Espada à Cinta.