Inauguração da exposição "Rui Pires na Coleção Museu do Douro"

13 de Fevereiro de 2023

Decorreu ontem, ao final da tarde, a inauguração da exposição "Rui Pires na Coleção Museu do Douro", cuja abertura ficou a cargo da Vice-Presidente da Câmara Municipal, Ana Luísa Peleira, que agradeceu a presença de todos e a confiança demonstrada pelo artista e pelo Museu do Douro ao disponibilizar a Freixo de Espada à Cinta as suas maravilhosas obras, nas quais se respira arte e cultura.
Esta é uma exposição itinerante, de caráter nacional e internacional, composta por 40 fotografias impressas sobre tela, baseando-se no espólio fotográfico doado pelo artista Rui Pires ao Museu do Douro. O total do espólio doado ultrapassa as 300 fotografias, que inclui imagens da sua coleção pessoal e das suas viagens pelo mundo.
Em exposição no Auditório Municipal de Freixo de Espada à Cinta podemos agora ver 40 fotografias deste grande acervo, divididas por três grandes núcleos - Gentes, Património e Paisagem -, que são testemunhos das dimensões que tecem a essência do Douro e abrangem as diferentes paisagens da Região.
Após a inauguração seguiu-se um Porto de Honra.
Esta é uma exposição promovida pelo Município de Freixo de Espada à Cinta em parceria com o Museu do Douro, um trabalho conjunto que o Executivo Autárquico vê como essencial para o desenvolvimento conjunto da cultura e de afirmação do património histórico, necessário para preservar, defender e honrar, no presente e na posteridade, gentes que contribuíram para valorizar a identidade da Região, apresentando-se como uma das melhores e mais completas formas de interpretar o território duriense e toda a sua riqueza multifacetada. Esta é também uma exposição que demonstra muitas das caraterísticas singulares que estão na base da escolha da Região do Douro como Cidade Europeia do Vinho 2023, num ano marcado por intensa atividade cultural e promoção deste território Património da Humanidade.
A exposição "Rui Pires na Coleção Museu do Douro" tem entrada gratuita e está patente para visita até ao final de março de 2023, no Auditório Municipal de Freixo de Espada à Cinta.