Monitorização e combate à vespa velutina

24 de Janeiro de 2023

O Município de Freixo de Espada à Cinta, em parceria com a CIM Douro e o INIAV, aderiu ao projeto " VIGIAVESPA" e, neste momento, tem já instalada uma armadilha entomológica, fornecida pelo Instituto Nacional de Investigação e Veterinária (INIAV), que está colocada junto às piscinas municipais.
A adesão a este projeto tem como finalidade monitorizar e combater a proliferação da vespa velutina/asiática, considerada um problema crescente para a segurança pública e para a apicultura, visto que esta vespa é responsável pela destruição massiva de apiários um pouco por todo o país.
A armadilha entomológica será monitorizada quinzenalmente por técnicos do Município, que terão de reportar os dados recolhidos à entidade gestora do projeto.