PIICIE

16 de Dezembro de 2022

Ao longo dos últimos meses, muitas têm sido as atividades desenvolvidas pelas crianças/jovens do concelho que frequentam o PIICIE - Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, promovido pelo Município de Freixo de Espada à Cinta.

Entre atividades de exploração da língua portuguesa, lógica e raciocínio, artes manuais, informática, destreza física e motora, convívio social, enriquecimento cultural e pessoal, jogos tradicionais e muitas mais, as nossas crianças/jovens têm enquadrado neste projeto um conjunto de oportunidades únicas para promover o seu bem-estar físico e psicológico.

O projeto PIICIE tem como objetivo dotar as crianças de ferramentas como o saber estar, saber escutar, saber ouvir, saber partilhar para poderem, depois, desenvolver o gosto pelo estudo e pela aprendizagem. Ao aumentar este tipo de intervenções, sempre de forma integrada e articulada, está-se a favorecer as condições para o reforço da igualdade de todos no acesso ao ensino, a melhoria do acesso educativo dos alunos e o reforço da qualidade e eficiência do sistema de educação, ao mesmo tempo que é trabalhado o reforço da relação escola/família e a promoção de competências sociais e pessoais.

O Executivo Municipal continua a trabalhar no sentido de proporcionar a todas as crianças do nosso concelho projetos que sejam uma mais-valia para a sua formação cívica, pessoal e cultural e contribuam, em simultâneo, para diminuir a taxa de insucesso escolar e a melhoria dos níveis de aprendizagem.