Sucesso na II edição do Sabores & Tradições - um evento que não deixou ninguém indiferente!

28 de Novembro de 2022

Ao longo dos três dias da II edição do evento Sabores & Tradições, centenas de pessoas passaram pela tenda de eventos e participaram nas diversas iniciativas promovidas pelo Município de Freixo de Espada à Cinta.

À semelhança do ano passado, o sucesso desta II edição do Sabores & Tradições foi inequívoco e não deixou margens para dúvidas, tendo a população do concelho e os visitantes respondido com muito entusiasmo e vontade a esta iniciativa que tinha como objetivo valorizar as tradições locais, promover a atração de turismo e contribuir para o desenvolvimento económico do concelho através da divulgaçõ dos produtos endógenos e preservação de práticas seculares.
Foram três dias intensos e repletos de animação musical, delicias gastronómias e néctares inigualáveis aliados aos jogos tradicionais que são parte da identidade local. São tradições que nos remetem para as memórias do passado, para a infância e aconchego, que nos fazem querer viver e sentir o que de melhor e único temos à disposição no território, mas também nos orgulha de partilhar com todos aqueles que nos visitam.
Nas suas diversas intervenções, o Presidente da Câmara Municipal, Nuno Ferreira, reforçou a importância de divulgar e promover o concelho e os seus produtos endógenos e carateristicas únicas, assim como a necessidade de manter e estimular a prática dos jogos tradicionais, respeitando as memórias do passado, tendo como objetivo final tornar Freixo de Espada à Cinta num marco de referência no panorama nacional e internacional. O apoio à agricultura e aos produtores locais foi um dos tópicos dominantes este ano. O seu papel fundamental na economia local tem de ser valorizado e apoiado e, para isso, torna-se necessário, entre outras medidas, avançar com o projeto da Barragem das Ferrarias, essencial para o regadio, e uma situação sobre a qual ficou o compromisso de, brevemente, ser alvo de conversações entre as entidades competentes.
Este foi um evento planeado ao pormenor para a população e para a região, uma forma de fazer com que as pessoas queiram permanecer na sua terra, onde se sintam bem e orgulhosas do seu concelho, dos seus produtos e, sobretudo, da sua capacidade valiosa e única de bem receber.