Abertura oficial da II edição do Sabores & Tradições

25 de Novembro de 2022

Decorreu esta manhã, no Auditório Municipal, a abertura oficial da II edição do Sabores & Tradições, o certame eno-gastronómico que tem como objetivo valorizar as tradições locais, promover a atração de turismo e contribuir para o desenvolvimento económico do concelho através da divulgação dos produtos endógenos e preservação de práticas seculares.
Na sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta, Nuno Ferreira, falou sobre a importância de divulgar o que de melhor existe e é produzido no concelho, como os produtos endógenos e a seda, assim como da necessidade de manter e estimular a prática dos jogos tradicionais, uma forma de respeitar as memórias do passado.
O objetivo é tornar o concelho e os seus produtos em marcos de referência no panorama nacional e internacional, mas para isso é necessário apoiar os agricultores, que têm um papel fundamental na economia local, sendo urgente a intervenção do Governo na atribuição de apoios no combate à inflação e também vontade para avançar com o projeto da Barragem das Ferrarias, uma necessidade e mais valia para o regadio em Freixo de Espada à Cinta.
O Vice-Presidente da CIMDOURO, e também Presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Nuno Gonçalves, deu os parabéns ao Executivo Camarário pela aposta nesta iniciativa que considerou como um investimento muito bem pensado para a população e para a região. Falou sobre a necessidade de criar condições para as pessoas permanecerem, se sentirem bem e orgulhosas dos territórios onde vivem, sendo urgente redescobrir o interior, os seus produtos de qualidade superior e a valiosa capacidade de bem receber.
A abertura deste certame contou também com a presença da Eng.ª Carla Alves, Diretora Regional da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, que agradeceu a oportunidade e o imenso gosto em presidir a este grande evento de promoção dos produtos endógenos e dos territórios rurais, defendendo a importância destes eventos para divulgar o que de melhor se produz e como motor de atração de gente. São também estes os momentos e espaços que servem como montra para os agricultores e produtores locais mostrarem o árduo trabalho que desenvolvem e que, neste caso, resultou num evento "aconchegante", com produtos diferenciados de grande autenticidade, e com uma gastronomia única, forte e rica. Nesta intervenção ficou o compromisso por parte da Diretora Regional da DRAPN de reunir com o Executivo Municipal de Freixo de Espada à Cinta para levar avante o projeto da Barragem das Ferrarias.