Prémio Literário Guerra Junqueiro Lusofonia - Xanana Gusmão recebido de braços abertos em Freixo de Espada à Cinta

04 de Novembro de 2022

Decorreu esta manhã, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a cerimónia de homenagem e entrega do Prémio Literário Guerra Junqueiro Lusofonia - 2021 - Timor-Leste a Xanana Gusmão.
A cerimónia reuniu dezenas de pessoas e representantes de várias entidades políticas, civis e militares, que fizeram questão de participar neste momento único de confraternização com um dos principais e dos mais reconhecidos defensores dos direitos humanos, da paz e da liberdade em Timor-Leste durante a ocupação indonésia, e depois no Mundo através da partilha da sua experiência de vida, de luta e de superação.
O evento iniciou com a apresentação do vídeo promocional do Município de Freixo de Espada à Cinta, seguido de um momento de declamação de poemas de Guerra Junqueiro, autor freixenista que deu o nome e o mote para a criação deste Prémio Literário.
O Presidente da Câmara Municipal, Nuno Ferreira, agradeceu a presença de Xanana Gusmão e destacou o seu papel social e político na defesa do seu povo e país, na defesa da língua portuguesa e das relações culturais, destacando os elos de ligação entre o povo freixenista e o povo timorense, a necessidade de estabelecer pontos de relação futuros, da importância da lusofonia e da preservação da identidade que nos carateriza e torna únicos. O autarca mostrou-se disponível para cooperar com Timor-Leste ao nível da educação, criando pontes para a possível vinda de alunos timorenses para frequentar o Ensino Secundário Profissional em Freixo de Espada à Cinta, convidando ainda Xanana Gusmão para, em 2023, se associar ao Município de Freixo de Espada à Cinta nas cerimónias evocativas do centenário da morte de Guerra Junqueiro.
Foi ainda oferecido a Xanana Gusmão, pelos representantes dos Municípios de Freixo de Espada à Cinta e Torre de Moncorvo, um Passaporte Douro e feito o convite para que Xanana Gusmão figure com uma das personalidades embaixadoras da Cidade Europeia do Vinho 2023, uma iniciativa que representa os 19 Municípios que integram a CIMDOURO.
Por sua vez, Avelina Ferraz, curadora do Prémio Literário Guerra Junqueiro, enalteceu a vida e obra de Guerra Junqueiro, a sua intemporalidade e o seu papel social, político e cultural tão bem plasmado na vida e obra de Xanana Gusmão, um exemplo de vontade, de luta, de determinação e de superação, em torno de uma causa maior.
Na sua intervenção, Xanana Gusmão agradeceu a hospitalidade, a afabilidade e amizade dos freixenistas, enaltecendo que ficou lisonjeado com a atribuição deste prémio como reconhecimento da sua escrita. O laureado ofereceu ao Executivo Autárquico algumas lembranças de Timor-Leste.
No final da cerimónia foi entregue, pelas mãos do Presidente Nuno Ferreira, o Prémio Literário Guerra Junqueiro Lusofonia ao laureado, assim como algumas lembranças oferecidas pelo Município de Freixo de Espada à Cinta.