Festas da Vila

23 de Agosto de 2022

Nossa Senhora dos Montes Ermos

Uma festa grandiosa que dignificou todo o concelho de Freixo de Espada à Cinta

Assim foram as Festividades em Honra de Nossa Senhora dos Montes Ermos que, durante 5 dias intensos e inesquecíveis, juntaram tradição com modernidade, religião com animação e atividades para todos os gostos e idades. O cartaz musical apresentou grandes nomes da música portuguesa que, diariamente, levaram enchentes ao Jardim da Seda. Todo o trabalho de preparação levado a cabo para a apresentação deste cartaz tinha o claro objetivo de revitalizar esta festividade, procurando transformá-la numa festa diversificada, com opções para todos os gostos e idades, o que se confirmou com o sucesso alcançado junto dos diferentes públicos presentes.

Das atividades de cariz mais social destaca-se o Almoço de Freixenistas, o I Passeio Turístico de Motas e Motorizadas e a Sunset Party na Praia Fluvial da Congida.

Contudo, e sem margens para dúvidas, os pontos altos destas festividades foram as Procissões, imponentes, de indescritível beleza e sentido de fé, que não deixaram ninguém indiferente, como foi o caso da Procissão das Velas e da majestosa Eucaristia e Procissão em Honra de Nossa Senhora dos Montes Ermos, presidida por Sua Ex.ª Rev.ma D. Américo Aguiar, Bispo Auxiliar de Lisboa, e Sua Ex.ª Rev.ma D. Manuel Neto Quintas, Bispo do Algarve. Um momento simbólico de grande união religiosa e concelhia, onde estiveram presentes os andores das freguesias do concelho, representativo da importância do culto a Nossa Senhora dos Montes Ermos em Freixo de Espada à Cinta.

Esta foi uma clara aposta da Comissão de Festas em Honra de Nossa Senhora dos Montes Ermos e da Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta para dignificar e valorizar uma festividade tão importante para a identidade, cultura e história do concelho, acrescentando-lhe qualidade, visibilidade e todo o orgulho de um povo.

As Festividades foram organizadas pela Comissão de Festas em Honra de Nossa Senhora dos Montes Ermos em parceria com a Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta, com o apoio de todas as entidades/instituições políticas e privadas do concelho e das muitas pessoas que, ao longo destes dias, tornaram possível este grande acontecimento.
Um muito obrigado e bem-haja a todos!