Concerto de ópera

15 de Agosto de 2022

Opera

Uma noite de encanto em Freixo de Espada à Cinta!
Decorreu ontem à noite o primeiro concerto de ópera em Freixo de Espada à Cinta, perante o olhar atento de uma vasta moldura humana que juntou mais de 300 pessoas, e com a Igreja Matriz, totalmente iluminada, como pano de fundo.
Nesta noite mágica e de sucesso, comprovado pela elevada adesão dos naturais/residentes no concelho e de muitos visitantes, contámos com a extraordinária atuação da Orquestra da Ópera na Academia e na Cidade, acompanhada pelo Tenor Angel Pazos e pela Soprano Inês Pinho, que interpretaram a "Antologia de Zarzuela", sob a Direção do Maestro José Ferreira Lobo e narração de Sofia Vaz Silva.
Foram 12 as obras referenciais da história da música apresentada, onde foi dada grande importância à componente cénica, através do recurso a dispositivos multimédia e à utilização das notáveis características arquitetónicas do espaço onde se realizou - Igreja Matriz e Praça Jorge Álvares.
O Presidente da Câmara Municipal, Nuno Ferreira, deu as boas-vindas e agradeceu a presença do público, referindo que o Município de Freixo de Espada à Cinta continuará a trabalhar e a apoiar este tipo de iniciativas de cariz cultural, nascidas da vontade de valorizar e dinamizar as potencialidades do concelho, aliadas a uma estratégia de revitalização dos espaços culturais e equipamentos associados ao património arquitetónico, promovendo a cultura em todas as suas vertentes.
Esta iniciativa foi organizada no âmbito do projeto "Roteiro Cultural do Património e dos Poetas do Douro Superior", promovido pela Associação de Municípios do Douro Superior em parceria com os 8 Municípios que a constituem.