Agenda Cultural

Freixo de Espada à Cinta e Cabo Verde estreitam laços de amizade e coopeção

07 de Julho de 2022

Esta manhã, e depois da cerimónia de apresentação da obra "A Grua e a Musa de Mãos Dadas" que decorreu ontem à noite no Auditório Municipal, o Dr. Jorge Carlos Fonseca, Presidente da República de Cabo Verde entre 2011 e 2021, acompanhado pelo seu assessor, Dr. Hermenegildo Carvalho, e por Avelina Ferraz da Editorial Novembro, foram recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal, Nuno Ferreira, e pela Vice-Presidente, Ana Luísa Peleira, nos Paços do Concelho.
O Presidente da Câmara Municipal agradeceu novamente a visita do Dr. Jorge Carlos Fonseca, que muito enobrece o concelho de Freixo de Espada à Cinta, fazendo votos de uma nova visita num futuro próximo. O escritor e político cabo verdiano agradeceu a hospitalidade e ofereceu ao autarca uma simbólica lembrança de Cabo Verde que passará a constar do espólio da Câmara Municipal.
Após este momento, a Vice-Presidente Ana Luísa Peleira guiou a comitiva numa visita pelas ruas do centro histórico com paragem em alguns dos espaços icónicos de visita obrigatória no concelho, como o Museu da Seda e do Território, a Igreja Matriz e a Torre Heptagonal, entre outros. Durante a visita, o Dr. Jorge Carlos Fonseca mostrou bastante interesse pela história, cultura e tradições singulares da nossa terra, tirando constantes apontamentos que servirão de verdadeira fonte de inspiração para futuras obras literárias baseadas em Freixo de Espada à Cinta que, certamente, nascerão pelas mãos deste renomado político e autor cabo-verdiano, que prometeu voltar em breve, juntamente com a sua família.