Seda de Freixo de Espada à Cinta e Novos Criadores

14 de Junho de 2022

Inserido na estratégia de valorização do concelho através da promoção da seda, o Município de Freixo de Espada à Cinta promove um concurso destinado a encontrar Novos Criadores que concebam peças de design têxtil, graficamente apelativas e inovadoras, que possam ser produzidas pelas artesãs locais com recurso à nossa seda.

Este é um dos vários projetos ligados à seda que está a ser desenvolvido pelo Executivo Autárquico e que ganha agora novo alento, depois de o Município de Freixo de Espada à Cinta ter sido galardoado com o Prémio Autarquia do Ano, na categoria de "Cultura e Património", subcategoria de "Artesanato".

Este novo concurso, que a partir de agora ganha vida, intitulado "Seda de Freixo de Espada à Cinta e Novos Criadores", tem como destinatários a Academia e comunidade estudantil no Ensino Superior. As propostas - em desenho, maquete, desenho técnico, pintura ou 3D - deverão ser apresentadas até ao dia 30 de novembro de 2022, para os contactos e segundo as normas presentes no Regulamento que rege este concurso. Os trabalhos serão posteriormente avaliados consoante a relação com a temática e exequibilidade prática.

É este o caminho que está a ser traçado e que Freixo de Espada à Cinta, enquanto guardião de uma tradição secular que rejuvenesce diariamente através de novos projetos e iniciativas, tem de percorrer firmemente, cruzando a modernidade com a contemporaneidade, lançando novos desafios e estimulando a criatividade da Academia e dos Novos Criadores que deixarão, neste projeto ímpar, a sua marca única no concelho, na história e na arte.

Para mais informações, consulte o Regulamento

Regulamento - Seda de Freixo de Espada à Cinta e novos criadores