Agenda Cultural

Saúde, educação e trabalho debatidos em emissão do Porto Canal

13 de Junho de 2022

Em direto de Freixo de Espada à Cinta, decorreu ontem à noite uma emissão do Porto Canal, onde foram abordadas temas como a saúde, educação e trabalho, que afetam a vida da população.
Foram vários os intervenientes desta emissão que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Nuno Ferreira, para dar respostas estratégicas às questões consideradas prioridades na política autárquica que está a ser implementada.
Na saúde debateu-se a falta de resposta nos cuidados primários de saúde no período noturno o que põe em causa o atendimento atempado dos utentes. O autarca referiu que é sua reivindicação o alargamento do horário do centro de saúde, que tem sido alvo de conversações com o Governo.
A educação foi também colocada em destaque pelas questões sociais e financeiras que advêm da necessidade dos jovens serem obrigados a sair do concelho para prosseguir os estudos. Foi com orgulho que o Executivo Autárquico conseguiu dar a estes jovens e famílias condições para prosseguirem a escolaridade no concelho, já a partir de setembro, através dos cursos de ensino secundário profissional, garantindo ainda todas as medidas de apoio à educação já em prática.
No setor económico foram referidas as dificuldades em arranjar mão-de-obra e as incertezas provocadas pela diminuição dos investimentos económicos e exportações.
O Presidente Nuno Ferreira fez questão de referir que o poder deve estar ao serviço da população e que será sempre esse o princípio defendido por si e pela sua equipa. Prova disso são as medidas já levadas a cabo para resolver estas questões que influenciam a vida dos municípes. Garantiu também que ainda há muito por fazer, muitas potencialidades por explorar, muitas causas por apurar, e tudo fará para reivindicar e trazer para Freixo de Espada à Cinta o que este concelho e população realmente merecem.