10 de junho - Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

13 de Junho de 2022

10 de junho - Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas
Assinala-se hoje o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, feriado nacional instituído em homenagem ao poeta Luís Vaz de Camões, que faleceu a 10 de junho de 1580. Nesta data assinala-se também o dia da Língua Portuguesa, dos Cidadãos, das Forças Armadas e do Anjo Custódio de Portugal.
As celebrações evocativas desta data são assinaladas por todo o país e um pouco por todo o Mundo onde existam comunidades portuguesas. Este é um dia importante para a história de Portugal e dos portugueses, repleto de simbolismo e como forma de honrar os nossos ancestrais e de cuidar da nossa pátria.
Em Freixo de Espada à Cinta está data é também comemorada com a Corrida do Dia de Portugal que decorrerá durante a manhã deste 10 de junho, e da Maratona de Futsal que arranca esta tarde e se estende pelo dia de amanhã (11 de junho).