Agenda Cultural

Prémio Autarquia do Ano - Seda de Freixo de Espada à Cinta galardoada pelo Lisbon Awards Group

13 de Junho de 2022

O Município de Freixo de Espada à Cinta foi galardoado com o Prémio Autarquia do Ano 2022, na categoria de "Cultura e Património", subcategoria de "Artesanato", no qual concorreu com um projeto sobre a "Seda de Freixo de Espada à Cinta".
Na cerimónia de entrega de prémios que teve lugar ontem à noite, em Lisboa, estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal, Nuno Ferreira, e a Vice-Presidente Ana Luísa Peleira.
A seda de Freixo de Espada à Cinta está ligada à história das nossas gentes e deste território. É uma tradição passada através de gerações e chegada à atualidade com muitas potencialidades ainda por explorar. E é este mesmo o caminho que o Executivo Autárquico se comprometeu a percorrer, trabalhando de forma a potenciar e valorizar esta arte única, através da sua promoção nos diversos mercados nacionais e internacionais e através dos protocolos de colaboração que estão a ser desenvolvidos. Não podemos deixar cair no esquecimento esta tradição tão caraterística da identidade de Freixo de Espada à Cinta e este prémio, mais uma vez, vem dar à nossa seda o valor e destaque que merece.
Freixo de Espada à Cinta pode orgulhar-se de ser o depositário de uma arte tradicional inédita no país e praticamente única na Europa - a criação do bicho-da-seda e a extração do fio através de instrumentos artesanais e processos ancestrais.
Foi todo este "saber fazer" tão singular que contribuiu para esta distinção e nos dá mais alento para trabalhar em novas formas de potenciar todas estas mais-valias únicas, aliando o passado ao presente, com vista no futuro.
O Museu da Seda e do Território, criado em 2014, é o guardião desta história, estando aqui exposto todo o processo ligado ao ciclo da seda e onde trabalham, ao vivo, as tecedeiras locais.
O Prémio Autarquia do Ano foi promovido pelo Lisbon Awards Group em parceria com o jornal Eco, com o objetivo de homenagear os municípios e freguesias que se destacam, nas mais variadas áreas pelas suas práticas de interesse público.