Freixo de Espada à Cinta ganha Prémio Autarquia do Ano 2022 com projeto ligado à seda

02 de Junho de 2022

O Município de Freixo de Espada à Cinta foi distinguido com o Prémio Autarquia do Ano 2022, na categoria de "Cultura e Património", subcategoria de "Artesanato", no qual concorreu com a apresentação de um projeto intitulado "Seda de Freixo de Espada à Cinta".

A seda de Freixo de Espada à Cinta está intrinsecamente ligada à história deste território e deste povo. Foi, a par da agricultura, o sustento de grande parte da população do concelho. Uma tradição, uma arte, passada de geração em geração, que chegou aos nossos dias sem explorar todas as potencialidades que lhe são dignas e que o Executivo Autárquico se compromete agora a trabalhar, procurando potenciar e valorizar esta arte através da sua divulgação nos mercados nacionais e internacionais e junto de entidades públicas e privadas através de protocolos de colaboração, entre muitos outros projetos ligados à seda que estão a ser planeados. Não podemos deixar cair em desuso esta tradição tão nossa e este prémio é mais uma prova, mais um passo percorrido neste caminho de dar à seda de Freixo de Espada à Cinta o valor e o destaque que merece.

Freixo de Espada à Cinta pode orgulhar-se de ser o depositário de uma arte tradicional inédita no país, e praticamente única na Europa: a criação do bicho-da-seda e a sua extração por processos ancestrais e artesanais. Foi todo este "saber fazer" singular motivo suficiente para convencer o júri do Prémio Autarquia do Ano 2022 a atribuir este tão desejado galardão a Freixo de Espada à Cinta, o que prova que somos bons no que fazemos, temos as condições e agora resta-nos continuar a trabalhar no sentido de potenciar todas estas mais-valias únicas.
O Prémio Autarquia do Ano é promovido pelo Lisbon Awards Group em parceria com o jornal Eco e foi criado com o objetivo de homenagear os municípios e freguesias que se destacam, nas mais variadas áreas, pelas suas práticas de interesse público. A cerimónia de entrega de prémios terá lugar a 8 de junho, em Lisboa.