Apresentação dos Cursos de Aprendizagem (12º Ano) aos Encarregados de Educação

25 de Maio de 2022

Decorreu ontem, ao final da tarde, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, uma reunião destinada aos Encarregados de Educação dos alunos das duas turmas do 9.°ano do AE Guerra Junqueiro, onde foram apresentados os Cursos de Aprendizagem (12.° ano) que integrarão a oferta do Ensino Secundário Profissional, em Freixo de Espada à Cinta, já a partir de setembro.
Esta apresentação foi feita pelo Presidente da Câmara Municipal, Nuno Ferreira, pela Vice-Presidente, Ana Luísa Peleira, e pelo Diretor-Adjunto do I.E.F.P. de Vila Real, Eng.° Adriano Menino, e contou com a presença do Dr. Ivo Leal do Serviço de Psicologia e Orientação do AE Guerra Junqueiro.
Para além dos Cursos de Aprendizagem, nas áreas de vitivinicultura, cozinha e turismo, foram também apresentadas as medidas gerais de apoio disponibilizadas pelo I.E.F.P., a que acrescem as medidas extraordinárias de fixação e captação de estudantes, implementadas, de forma inédita no país, pelo Município de Freixo de Espada à Cinta, nomeadamente:
- 1000€ atribuídos a todos os alunos residentes e/ou oriundos do concelho de Freixo de Espada à Cinta que se inscrevam e frequentem o Ensino Secundário Profissional em Freixo de Espada à Cinta ;
- 250€ atribuídos a todos os alunos que, não residindo nem sendo oriundos do nosso concelho, venham a frequentar o Ensino Secundário Profissional em Freixo de Espada à Cinta;
- 5000€ atribuídos às empresas do concelho de Freixo de Espada à Cinta que contratem por um período de, no mínimo, 3 anos, os alunos que concluam o Ensino Secundário Profissional em Freixo de Espada à Cinta.
Os Encarregados de Educação tiveram aqui oportunidade para serem esclarecidos e colocar dúvidas acerca destas medidas e de como se irão processar estes Cursos de Aprendizagem, que se apresentam completamente gratuitos para os agregados familiares.
Com a implementação do Ensino Secundário Profissional e consequentes medidas extraordinárias de apoio, o Executivo Autárquico
afirma que esta é uma clara aposta no futuro da educação atual e das gerações futuras em Freixo de Espada à Cinta, e na prossecução da política de incentivo à fixação de jovens no concelho, contribuindo para o rejuvenescimento da população e criando condições de trabalho e oferta de mão-de-obra qualificada para suprir as necessidades das empresas do concelho e da região.