Apresentação dos Cursos de Aprendizagem (12.º ano) no AE Guerra Junqueiro

12 de Maio de 2022

Decorreu hoje, nas duas turmas do 9.º ano do AE Guerra Junqueiro, a apresentação dos Cursos de Aprendizagem (12.º ano) que integrarão a oferta do Ensino Secundário (profissional) em Freixo de Espada à Cinta, já a partir de setembro.

Esta apresentação foi feita pela Vice-Presidente do Município, Ana Luísa Peleira, pelo Diretor-Adjunto do I.E.F.P. de Vila Real, Eng.ª Adriano Menino, e pelo Dr. Filinto Teixeira, Técnico Superior - Orientação Profissional do I.E.F.P. de Vila Real, e contou com o acompanhamento do Dr. Ivo Leal, do Serviço de Psicologia e Orientação do AE Guerra Junqueiro. Será também agendada uma sessão de esclarecimento com os Encarregados de Educação dos alunos que frequentam estas duas turmas do 9.º ano e haverá apresentações nos concelhos limítrofes, com o objetivo de captar alunos para a frequência do Ensino Secundário em Freixo de Espada à Cinta.

Mais se informa que, para além dos apoios que serão disponibilizados pelo I.E.F.P. a todos os alunos que frequentarem esta vertente em Freixo de Espada à Cinta, o Município irá implementar, pela 1.ª vez, medidas extraordinárias de fixação dos nossos jovens e de captação/atração de alunos de fora do concelho, nomeadamente:

- 1000€, atribuídos a todos os alunos residentes e/ou oriundos do concelho de Freixo de Espada à Cinta que se inscrevam e frequentem o Ensino Secundário em Freixo de Espada à Cinta;

- 250€, atribuídos a todos os alunos que, não residindo nem sendo oriundos do nosso concelho, venham a frequentar o Ensino Secundário em Freixo de Espada à Cinta;

- 5000€ às empresas do concelho de Freixo de Espada à Cinta que contratem por um período de, no mínimo, 3 anos, os alunos que frequentem e concluam o Ensino Secundário em Freixo de Espada à Cinta.

Com estas medidas, o Executivo Autárquico prossegue a sua política de incentivo à fixação de jovens no concelho de Freixo de Espada à Cinta, rejuvenescendo-o e criando condições para que aqui possam ficar a trabalhar, como mão-de-obra qualificada, nas empresas do concelho.

«Mais do que falar do interior, é necessário “praticar” o interior»
(Presidente Nuno Ferreira)