Agenda Cultural

Apresentação pública do Modelo de Cogestão e sessão de esclarecimentos sobre o Parque Natural do Douro Internacional

12 de Maio de 2022

O Auditório Municipal foi, ontem à tarde, o palco da apresentação pública do Modelo de Cogestão e sessão de esclarecimentos sobre os vários projetos que estão a ser levados a cabo pelas diversas entidades ligadas à conservação da natureza.
No discurso de abertura desta sessão, inserida nas comemorações do 24° aniversário do Parque Natural do Douro Internacional (PNDI), o Presidente da Câmara Municipal, Nuno Ferreira, refletiu sobre as burocracias e críticas negativas da população, atualmente, à atuação do Parque Natural, uma vez que devido aos inúmeros constrangimentos que são causados os nossos agricultores ficam limitados no trabalho que realizam diariamente, bem como nos investimentos que poderiam ser feitos e que por consequência das burocracias existentes em torno do Parque, fazem com que sejam abandonados. Por estas razões, afirmou o Presidente da Câmara Municipal, Nuno Ferreira, que o Parque não é bem vindo neste momento em Freixo de Espada à Cinta, referindo que é urgente enfrentar este problema e quebrar tabus, dando explicações à população e dizer claramente o que pode ou não ser feito, com pareceres técnicos que não demorem demasiado tempo, correndo o risco de se criar a ilusão de aprovação e no final isso não acontecer, pedindo, desta forma, celeridade e clareza nos pareceres. O autarca exigiu ainda que fosse dado a Freixo de Espada à Cinta o mesmo tratamento que é dado aos outros concelhos, nomeadamente através da afetação de recursos humanos e da promoção de sessões de esclarecimento e apoio à população nas áreas da agricultura e florestas. É objetivo do Município encarar o PNDI como um parceiro estratégico e trabalhar em proximidade, através da promoção de novas abordagens de desenvolvimento local com base na natureza, com capacidade de inovação e adaptação, potenciando os recursos endógenos e a valorização do território daquele que é o "concelho coração do Parque Natural do Douro Internacional", e é por estes motivos que o Modelo de Cogestão agora apresentado é o caminho a seguir e reflete os vários parceiros juntos numa só voz, em defesa das populações, dos territórios e da importância da biosfera.
O Presidente da Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta, Nuno Ferreira, afirmou ainda que só assinará um documento final que reflita as necessidades da sua população e que não irá assinar nunca um documento que seja meramente técnico e que não contemple as políticas de defesa da população.
Na sua intervenção, a Diretora Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Norte, Sandra Sarmento, começou por assumir o compromisso de trabalhar de forma próxima e proativa com as diversas entidades de Freixo de Espada à Cinta, referindo que este novo Modelo de Cogestão pretende criar uma estratégia que permite defender este valioso património natural, criando novas oportunidades através de vertentes estratégicas que criem um equilíbrio entre a preservação e a conservação dos valores naturais e das populações.
O Modelo de Cogestão do PNDI tem como objetivo estabelecer uma estratégia de valorização e promoção do território e a aproximação e comunicação com todos os atores e entidades intervenientes. A sua implementação resultou de uma parceria entre a Associação de Municípios do Douro Superior, o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas e o Fundo Ambiental, por um período de três anos.
No final desta apresentação pública houve lugar ao ato simbólico de devolução à natureza de uma ave de rapina selvagem, um milhafre negro lançado à liberdade pelas mãos do autarca Nuno Ferreira e da autarca de Miranda do Douro, Helena Barril.