Ensino Secundário Profissional será uma realidade em Freixo de Espada à Cinta já no próximo ano letivo

14 de Abril de 2022

A partir de setembro de 2022, o concelho de Freixo de Espada à Cinta terá ao dispor dos jovens, que possuam o 9º ano completo (requisito exigido), três cursos profissionais na área de Técnico(a) de Cozinha/Pastelaria, Técnico(a) de Turismo e Técnico(a) de Vitivinicultura, com possibilidade de acesso ao ensino superior.
Será a primeira vez que existirá ensino secundário, em geral, e através de cursos profissionais, em particular, no concelho de Freixo de Espada à Cinta. O objetivo desta medida passa, por um lado, por fixar os jovens naturais do concelho, evitando a sua saída para continuar os estudos depois do 9º ano, e por outro, promover a atração de jovens de outras regiões para a prossecução dos estudos em Freixo de Espada à Cinta e, consequente, fixação e atuação no mercado de trabalho local.
Os cursos profissionais apresentados foram definidos de forma a suprir necessidades profissionais em áreas específicas e de relevo no concelho e na região e nas quais existe maior procura por mão-de-obra qualificada e rápida inserção no mercado de trabalho.
O protocolo de colaboração onde assentam as principais diretrizes que regem as condições em que serão disponibilizados estes cursos de ensino secundário profissional deverá ser assinado ainda durante o mês de abril, depois de várias reuniões de trabalho e intensos contactos nesse sentido entre o Município de Freixo de Espada à Cinta, o Instituto de Emprego e Formação Profissional, o Ministério da Educação e o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
Aos jovens que frequentem os cursos de ensino secundário profissional serão atribuídos apoios sociais como a Bolsa de Profissionalização, a Bolsa para materiais de estudo e Subsídios de Transporte, Acolhimento e Alimentação.
A oferta do ensino secundário profissional em Freixo de Espada à Cinta foi uma promessa eleitoral defendida pelo atual Executivo Municipal nas últimas eleições autárquicas, e apresenta-se como um avanço em prol da melhoria de vida dos munícipes, assegurando o acesso de todos os jovens, independentemente das condições socioeconómicas, ao ensino, atraindo gente de outras regiões, fomentando a formação em eixos prioritários que permitirão alavancar avanços ao nível económico no tecido empresarial do concelho, colocando-o na rota do progresso e desenvolvimento.