"Street Football Move" em Freixo de Espada à Cinta

06 de Abril de 2022

Decorreu esta tarde, entre as 14h00 e as 16h30, no jardim da Seda, a iniciativa "Street Football Move" (em português "Movimento Futebol de Rua"), que juntou dezenas de crianças do 1º ciclo do Ensino Básico a jogar futebol na sua vertente mais pura, de forma a trazer de volta à realidade a prática de futebol de rua.
Esta é uma iniciativa de âmbito distrital dinamizada pela Associação de Futebol de Bragança, financiada pela UEFA, e conta com o apoio do Município de Freixo de Espada à Cinta, melhor conhecedor da realidade local e elo de ligação entre a escola e as crianças.
Pretende-se com esta ação que as crianças pratiquem e ganhem gosto pelo desporto, neste caso em particular pelo futebol e futsal, ao mesmo tempo que se incentiva o fairplay, o desportivismo e o exercício como forma de combate ao sedentarismo e melhoria da saúde e qualidade de vida.
A escolha da data do "Street Football Move" coube ao Município de Freixo de Espada à Cinta que planeou esta ação para hoje - 6 de abril -, como forma simbólica de assinalar o Dia Mundial da Atividade Física e o Dia Internacional do Desporto ao Serviço do Desenvolvimento e da Paz. O fomento do desporto é um dois pilares prioritários de atuação do Executivo Municipal que tem como objetivo valorizar a prática de atividade desportiva, em todas as suas vertentes, o espirito desportivo, a confraternização e a promoção de hábitos de vida saudáveis.