Agenda Cultural

Ao volante e sobre rodas, Freixo de Espada à Cinta mostrou-se no Race Nature 2022

05 de Abril de 2022

Ao longo de 3 dias, Freixo de Espada à Cinta foi o local escolhido para a realização da segunda etapa do Troféu Nacional Race Nature, um evento que carrega grande reputação a nível nacional e internacional e que realiza, por ano, apenas 4 provas. Após conversações e estudo da geografia do concelho, fomos escolhidos como um dos quatro concelhos, de todo o país, que mais potencialidades apresentaram para a realização deste tipo de provas. Apresentaram-se a competição cerca de 200 atletas que trouxeram consigo familiares, o que contribuiu decisivamente para o desenvolvimento da economia local, através da ocupação dos espaços de hotelaria/alojamento, e da restauração. Mas foi sobretudo o conhecimento do património cultural e arquitetónico do concelho, aliado às paisagens de extrema beleza, imponência e singulares, que ficaram marcados na memória de todos. Este foi considerado pela organização como "o mais intenso e duro BTT Race Nature" em termos de percurso, mas do qual se levam "paisagens únicas e inesquecíveis".

Conhecido por arrastar multidões, o Race Nature apresentou em Freixo de Espada à Cinta, pela segunda vez, uma prova de "Gravel Challenge", uma nova modalidade do ciclismo mundial que se encontra em ascensão e que o Município de Freixo de Espada à Cinta se propôs a apoiar deixando patente o desejo de, no próximo ano, sermos "Capital do Gravel Challenge", aproveitando todos as oportunidades a nível turistico, económico e social daí inerentes.

O Race Nature é um evento desportivo de lazer e competição com forte componente ecológica e respeito pelo meio ambiente, que combinou percursos técnicos de grande perícia e destreza física, envoltos por propriedades agrícolas geradoras dos melhores produtos endógenos, como vinhedos, amendoais e olivais, e por paisagens icónicas como os Miradouros do Assumadouro, Penedo Durão e Colado, a Calçada de Alpajares, o Candedo e a Praia Fluvial da Congida, entre muitos outros.

A aposta no desporto de natureza, na atração de turismo, desenvolvimento económico, valorização da agricultura e produção local, e da identidade cultural são pilares da política autárquica de promoção do concelho que tem vindo a ser implementada e, por isso, eventos como este são, nas palavras do Presidente da Câmara Municipal, Nuno Ferreira, "excelentes cartões de visita e de afirmação de Freixo a nível nacional e internacional".

Este evento, organizado pela empresa Cabreira Solutions, contou com a parceria do Município de Freixo de Espada à Cinta e com o apoio de inúmeras entidades representadas.

As próximas duas etapas da edição de 2022 do Race Nature realizar-se-ão no Sabugal, de 01 a 03 de julho, e em Montemor-o-Velho, de 07 a 09 de outubro.