"Gravel Challenge" - a nova modalidade que dá os primeiros passos em Freixo de Espada à Cinta

02 de Abril de 2022

O "Gravel Challenge" é uma nova vertente do ciclismo, já reconhecida pela UCI - União Ciclista Internacional - que permite aos participantes desfrutarem de um contexto inovador, que alia a destreza técnica e física à capacidade de orientação/navegação por GPS, dando ao atleta a capacidade de explorar territórios distintos e ajustáveis à versatilidade proporcionada pelas bicicletas gravel, sempre em contacto direto com a natureza.
Esta modalidade, iniciada este ano, tem a sua segunda prova a nível nacional em Freixo de Espada à Cinta, e contou com a participação de 20 atletas que iniciaram a prova pouco depois dos ciclistas de BTT Mountain Bike. O percurso de hoje tem 73,6 km e uma altimetria de 1700mt D+.
No discurso de arranque do "Gravel Challenge", o Presidente da Câmara Municipal, Nuno Ferreira, congratulou os atletas e a organização pela escolha de Freixo de Espada à Cinta para a apresentação das primeiras provas desta modalidade em ascensão, que será brevemente uma realidade no ciclismo mundial, deixando bem patente o desejo que o Executivo Municipal tem de, no próximo ano, tornar o concelho na "Capital do Gravel Challenge".