Executivo Municipal em reunião de trabalho sobre simulacro de Incêndio Industrial

29 de Março de 2022

Decorreu esta manhã, no Gabinete da Presidência, uma reunião de trabalho que juntou o Executivo Municipal e representantes da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Freixo de Espada à Cinta, Comandante Vítor Rentes, da Guarda Nacional Republicana, Comandante de Posto Miguel Dias, da Adega Cooperativa de Freixo de Espada à Cinta, Eng. Teófilo Granada, e o Presidente da União das Freguesias de Freixo de Espada à Cinta e Mazouco, Carlos Madeira, com o objetivo de organizar e ultimar pormenores do simulacro de Incêndio Industrial na Adega Cooperativa de Freixo de Espada à Cinta, que terá lugar esta quinta-feira, dia 31 de março, pelas 14h30, e que tem como finalidade testar e exercitar a resposta do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS) às ocorrências de proteção civil associadas às ações de prevenção e socorro no âmbito da Assistência e Prevenção a Atividades Humanas - Evacuação. Neste âmbito, as equipas das diversas entidades participantes atuarão na condução deste exercício como se de uma situação real se tratasse, procedendo às ações necessárias para a resolução da mesma.

Este exercício, integrado no Mês da Proteção Civil, pretende testar e otimizar os procedimentos operacionais e tempos de resposta das equipas intervenientes, nomeadamente no que concerne à mobilização, despacho, movimento, intervenção e sustentação das operações de resposta. É uma atividade de caráter municipal tendo em consideração a abrangência geográfica da proveniência das equipas de socorro.

É desta forma que o Executivo Municipal pretende trabalhar de forma harmoniosa e em parceria com as diversas entidades do concelho e a nível nacional, auscultando-se mutuamente na procura de melhores respostas para a resolução dos problemas da população.