Prémio literário Guerra Junqueiro Lusofonia 2022 Cabo Verde

29 de Março de 2022

Dina Salústio é a vencedora da edição 2022 do Prémio Literário Guerra Junqueiro Lusofonia 2022. A entrega do prémio decorreu hoje, dia 25 de março, pelas 18h, na Biblioteca Nacional de Cabo Verde, na Cidade da Praia.
A cerimónia decorreu no âmbito do Encontro de Escritoras Lusófonas, promovido pela Academia Cabo-Verdiana de Letras e pela Sociedade Cabo-Verdiana de Autores. ‘É um privilégio poder entregar um prémio destes e destacar o papel do feminino na literatura lusófona. Mulheres que, tal como Guerra Junqueiro, patrono desta iniciativa, são ativistas no plano social, económico e cultural. Ousam desafiar paradigmas e fazem valer a sua voz, cada vez mais e melhor’, argumenta Ana Luísa Peleira, vice-presidente da Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta e vereadora da Cultura.
Dina Salústio é um marco na literatura cabo-verdiana. Muito crítica relativamente à sociedade contemporânea, a sua obra espelha uma discussão baseada na desigualdade de género, apontando caminhos e soluções, com recurso a uma linguagem muito própria’ acrescenta Avelina Ferraz, curadora do Prémio.
O papel social, político e cultural que Guerra Junqueiro assumiu no seu tempo foram e continuam a ser fonte de inspiração para escritores e poetas. Este prémio literário, criado em Freixo de Espada à Cinta, dá voz a quem, como ele, pretende manter em aberto todos os temas pertinentes e que façam deles as suas próprias causas através da escrita.
No final do evento, foi oferecida pelo Município de Freixo de Espada à Cinta à 1a dama de Cabo Verde, Débora Carvalho, a medalha de homenagem a Guerra Junqueiro.
Após a entrega do prémio e a convite da SOCA (Sociedade Cabo-Verdiana de Autores), a Vice-Presidente participou na Gala Literária e na Soirée Cultural & Musical com artistas como Bautukinhas, Nhof e Mano Preto, Paulinha e Assol Garcia.
Esta deslocação a Cabo Verde, que teve o apoio da Academia Cabo-Verdiana das Letras (ACL) e da Sociedade Cabo-Verdiana de Autores (SOCA), segue a linha de trabalho do Executivo Camarário de dar a conhecer Freixo de Espada à Cinta além fronteiras, valorizando o autor freixenista Abilio Guerra Junqueiro no panorama cultural internacional e, em simultâneo, fazer ecoar o nome do nosso concelho para captação de turismo e de ligações culturais.

📰 Clippings