Inauguração da Feira da Amendoeira em Flor

27 de Fevereiro de 2022

A Feira da Amendoeira em Flor arrancou ontem ao som da Banda de Música de Freixo de Espada à Cinta e sob o olhar de dezenas de pessoas e convidados que assistiram à inauguração desta edição do certame, que tem como objetivo transformar Freixo de Espada à Cinta na "capital da amendoeira em flor".
Nas palavras de alguns dos convidados e intervenientes no discurso protocolar, nomeadamente da Diretora Regional de Agricultura e Pescas do Norte, Eng. Carla Alves,
da Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Dra. Berta Nunes, e do Prof. Dr. Sobrinho Teixeira, Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, ficou patente a importância que eventos como este têm para a promoção dos territórios e seus produtos endógenos, a necessidade de trazer investimento e turismo para os concelhos do interior, através do dinamismo e posicionamento estratégico, apostando no conhecimento, na inovação e na ciência, sem nunca esquecer a valorização da agricultura, setor económico de relevo nesta região.
Houve ainda referência à dinâmica, ao progresso, à responsabilidade, à confiança e ética política que marcam o território atualmente e que este Executivo implementou, um concelho que está no centro da Península Ibérica e que é as portas da Europa.
O encerramento da cerimónia de abertura coube ao Presidente da Câmara de Freixo de Espada à Cinta, Nuno Ferreira, que congratulou a moldura humana presente que apelidou de "melhor população de Portugal". Nas palavras do autarca era necessário trazer uma nova dinâmica a este evento tão característico do concelho, que procura promover os melhores produtos e aliar tradições e memórias, colocando o concelho na rota do desenvolvimento e progresso.