Colcha de Seda em exposição na ExpoDubai

17 de Fevereiro de 2022

O Pavilhão de Portugal na ExpoDubai passou a integrar na sua exposição permanente uma colcha de seda 100% natural, pertença do Município de Freixo de Espada à Cinta.

A peça, levada para mostra durante o fim-de-semana dedicado a Freixo de Espada à Cinta e Douro Superior, suscitou bastante interesse junto dos visitantes e investidores estrangeiros, tendo sido equiparada, em termos de valor económico e importância cultural, à reconhecida internacionalmente filigrana portuguesa.

O interesse pela colcha de seda levou a conversações entre o Presidente da Câmara Municipal, Nuno Ferreira, e o Diretor do Pavilhão de Portugal, Dr. Manuel Miranda, tendo sido acordada, mediante contrato de cedência temporária, a colocação em lugar de destaque desta peça na mostra permanente do Pavilhão de Portugal até ao final da ExpoDubai.

A colcha de seda 100% natural tem mais de cem anos e foi elaborada à mão por tecedeiras locais. Com cerca de 2 metros de altura e 1,50 metros de largura, esta peça de extrema beleza estava em exposição no Museu da Seda e do Território, para onde regressará e estará à vista de todos que se desloquem a este espaço museológico.

A seda, representativa de Freixo de Espada à Cinta, concelho rico em tradições únicas e seculares que urge preservar, pode agora ser visitada além-fronteiras naquela que é considerada a maior exposição mundial, localizada num dos mais importantes mercados internacionais, o Médio Oriente.