Reunião de trabalho com o Assessor para as Autarquias Locais do Gabinete do Primeiro-Ministro

29 de Dezembro de 2021

Decorreu ontem, via zoom, uma reunião de trabalho entre o Executivo Municipal e o Assessor para as Autarquias Locais do Gabinete do Primeiro-Ministro, Dr. Pedro Magalhães Ribeiro. Esta reunião teve o propósito não só de ser agendada para dar conta da situação financeira em que a Câmara se encontra e dos problemas identificados como também para procurar a resolução das situações detetadas, tendo igualmente sido discutidos vários pontos estratégicos, essenciais para o desenvolvimento do nosso concelho de Freixo de Espada à Cinta.

A importância dos assuntos a analisar levou à necessidade de estes serem tratados diretamente com um interlocutor do Poder Central, tendo sido discutido com o Dr. Pedro Magalhães Ribeiro o alargamento da consulta aberta até às 24 horas no Centro de Saúde, considerada uma das prioridades na área da saúde que se pretende implementar no nosso concelho.

Freixo de Espada à Cinta é uma das portas para o resto da Europa mas onde a distância face às unidades de saúde mais próximas é grande e difícil de percorrer, sobretudo pela população mais idosa.

Entre os vários tópicos abordados, discutiu-se também a situação financeira da autarquia e os futuros projetos a candidatar a apoios para serem implementados em Freixo de Espada à Cinta, assim como a questão da descentralização de competências e o pacote financeiro associado às mesmas, uma medida que pretende construir uma relação de aproximação à realidade particular de cada território.