Alto Douro Vinhateiro

15 de Dezembro de 2021

Tiveram ontem início, no Teatro Ribeiro Conceição, em Lamego, as celebrações do 20.º aniversário da classificação do Alto Douro Vinhateiro como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, enquanto "Paisagem Cultural, Evolutiva e Viva".
Nesta sessão evocativa de debate e reflexão estiveram presentes, em representação do Município de Freixo de Espada à Cinta, os três membros do Executivo Municipal. As comemorações desta data tão importante para a região do Douro estendem-se até ao próximo ano, com concertos, exposições, eventos culturais, prémios e um ciclo de seminários e conferências, entre outras iniciativas.
Durante a sessão evocativa de ontem foi também lançado o convite a todos os que queiram partir à descoberta do Douro, que o façam recorrendo ao "Passaporte Douro", disponível nos 19 municípios que constituem a Comunidade Intermunicipal do Douro (CIMDOURO), entre os quais se engloba Freixo de Espada à Cinta. Este documento tem como objetivo promover a riqueza da região, através da visita a 76 pontos de interesse nesta área geográfica. A passagem por cada um destes pontos de interesse vale um carimbo, e quando completo, o "Passaporte Douro" dá direito a um certificado de excelência e a uma oferta exclusiva do Instituto do Vinho do Douro e Porto.
Em Freixo de Espada à Cinta, o "Passaporte Douro" considera como pontos de interesse o Museu da Seda e do Território, o Penedo Durão, a Calçada de Alpajares e a Praia Fluvial da Congida, e está disponível para levantamento, de forma gratuita, no Posto de Turismo e no Museu da Seda e do Território.