Comissão de Cogestão do Parque Natural do Douro Internacional

07 de Dezembro de 2021

O Presidente da Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta, Dr. Nuno Ferreira esteve presente, no dia 6 de dezembro, na primeira reunião da Comissão de Cogestão do Parque Natural do Douro Internacional (PNDI), nomeada pelo Despacho n.º 7065/2021, de 16 de julho, durante a qual teve um papel interventivo, manifestando claramente a sua intenção de salvaguardar, acima de tudo e sempre, os interesses dos munícipes de Freixo de Espada à Cinta.

Têm representação na Comissão, para além dos quatro Municípios do território do parque (Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Miranda do Douro e Mogadouro), o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, o Instituto Politécnico de Bragança, as Organizações de ambiente pela AEPGA, a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, a Associação de Municípios do Douro Superior de Fins Específicos e a Raia Histórica - Associação de Desenvolvimento do Nordeste da Beira.

A cogestão é um modelo de gestão de proximidade das áreas protegidas, alinhada com a Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e Biodiversidade 2030, e que concretiza o princípio da participação dos órgãos municipais na gestão destes territórios, dinamizando uma atuação participativa e articulada entre as várias entidades, nos domínios da promoção, sensibilização e comunicação dos valores naturais territoriais presentes.

Foram dados os primeiros passos para se pensar a área protegida e assim se definir a estratégia a implementar nos territórios do Parque Natural do Douro Internacional que irá permitir valorizar o território, promover o desenvolvimento sustentável e melhorar a comunicação com todos os interlocutores e utilizadores, numa perspetiva de proximidade.