Dia Internacional pela Eliminação da violência contra as Mulheres

24 de Novembro de 2021

Porque Amar é Preciso!

Em 1999, as Nações Unidas (ONU) designaram oficialmente o dia 25 de novembro como Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres e em 2014 a Convenção de Istambul, designação simplificada para a Convenção do Conselho da Europa para a Prevenção e o Combate à Violência contra as Mulheres e a Violência Doméstica, veio reconhecer “a existência da categoria de género socialmente construída que constrange mulheres e homens em papéis e comportamentos específicos ou expectáveis, sendo que alguns destes estereótipos e preconceitos podem contribuir para legitimar socialmente a violência contra as mulheres, raparigas e meninas”.

Em Portugal e no mundo, raparigas e mulheres são diariamente vítimas de algum tipo de violência - violência doméstica, tráfico de seres humanos, violação e outras agressões sexuais, casamento forçado, mutilação genital feminina e assédio sexual. O quadro jurídico português tem sabido acompanhar a exigência da sociedade civil em punir um crime que, pela sua natureza, evidencia o pior que um ser humano pode dar ao outro: brutalidade. Tanto mais que essa prática ocorre, na maior parte das vezes, entre parceiros que se tomaram pelo respeito, dedicação e amor.

Nessa medida, há muito que o legislador tomou a violência doméstica como crime público, permitindo que cada um de nós possa denunciar às autoridades a prática dessa conduta.

Este reforço legislativo na proteção à vítima é importante, mas não se esgota na Lei. TUDO COMEÇA EM NÓS e na consciência de que somos o que fazemos.



O Município de Freixo de Espada à Cinta não poderia deixar passar esta data sem a assinalar e, dessa forma, repudiar todo e qualquer ato de violência contra as mulheres. Associamo-nos, por isso, à nova campanha de prevenção e combate à violência contra as mulheres e violência doméstica - #PortugalContraAviolência, lançada pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), divulgando os materiais disponibilizados por esta campanha e cujos links seguem abaixo:

Link para download dos ficheiros para redes sociais: https://we.tl/t-1HF5Xe2kw1

Link para vídeo da campanha: https://youtu.be/UC8E-kOjNKg

Hashtags a usar: #portugalcontraaviolência #cig




Newsletter

Subscreva a nossa newsletter para se manter informado sobre as nossas atividades.

Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta
Praceta do Municipio | 5180-103 Freixo de Espada à Cinta | Tel.: 279 658 160 | Fax: 279 658 165 | Email: geral@cm-fec.pt