Tratado de Fronteiras

05 de Novembro de 2021

No passado dia 5 de novembro, estiveram presentes em La Fregeneda, Município da Província de Salamanca, e em representação do Município de Freixo de Espada à Cinta, o Sr. Presidente Nuno Ferreira e o Sr. Vereador Pedro Vicente, no ato de confirmação da delimitação de fronteiras, cerimónia simbólica que cumpre com o Tratado de Limites entre Portugal e Espanha, firmado a 29 de Setembro de 1864.
Este Tratado, constituído por 31 artigos, foi assinado a 29 de Setembro de 1864, na cidade de Lisboa, pelo Rei D. Luís de Portugal e pela Rainha D. Isabel II de Espanha, com o propósito de verificação e manutenção dos marcos que delimitam a soberania territorial entre os dois países.
Desde então, todos os anos, em cerimónia simbólica mas de carácter obrigatório, os Municípios de Freixo de Espada à Cinta, La Fregneda, Hinojosa de Duero, Vilvestre e Saucelle, em cumprimento com o plasmado no Tratado, confirmam, entre si, que as fronteiras definidas pelo rio Douro não sofreram qualquer alteração. Saliente-se, todavia, que, em consequência do ambiente pandémico, o encontro habitual de confirmação de limites de fronteiras não ocorreu em 2020.
Após o momento protocolar, corporizado pelos respetivos Alcaides e Presidente de Câmara - Manuel Alonso, de La Fregeneda; Juan Ángel Gorjón, de Vilvestre; Encarnación Quirós, de Saucelle; Ismael García, de Mieza; José Francisco Bautista, de Hinojosa de Duero e Nuno Ferreira, de Freixo de Espada à Cinta - realizou-se uma visita à Casa Consistorial para visionamento da maquete da linha férrea do Douro, de Félix Torres.
No próximo ano (2022), cumprindo a tradição de rotatividade, a cerimónia ocorrerá em Freixo de Espada à Cinta.

Foto: Salamancartvaldia