ADAPTAR

18 de Maio de 2020

Encontram-se abertas as candidaturas ao Programa ADAPTAR, formado por incentivos à adaptação das microempresas, na sequência do ambiente pandémico.
A data de abertura dos avisos é 15 de maio de 2020.
Este Programa tem duas modalidades específicas de apoio:

1.Apoio a microempresas
a. Natureza dos beneficiários: microempresas de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica
b. Área geográfica de aplicação: todo o território do continente
c. Taxa de apoio: 80% sobre as despesas elegíveis (sob a forma de subvenção não reembolsável)
d. Limites de despesa elegível: mínimo 500€, máximo 5.000€
e. Dotação global: 50 milhões €
f. Data a partir da qual as despesas são elegíveis: 18 de março de 2020

1.Apoio a projetos individuais de PME
a. Natureza dos beneficiários: pequenas e médias empresas de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica
b. Área geográfica de aplicação: regiões NUTS II do Continente: Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve
c. Taxa de apoio: 50% sobre as despesas elegíveis (sob a forma de subvenção não reembolsável)
d. Limites de despesa elegível: mínimo 5.000€, máximo 40.000€
e. Dotação global: 48 milhões €
f. Não estar iniciado à data de apresentação da candidatura

Em ambos os casos, após a validação do termo de aceitação, é processado um adiantamento automático no montante equivalente a 50% do incentivo aprovado.

Ao abrigo do Programa ADAPTAR, apenas é aceite uma candidatura por empresa.

A apresentação de candidaturas é efetuada no Balcão 2020, através de formulário eletrónico disponibilizado na plataforma do Sistema de Incentivos às empresas do PT2020.