10 de Dezembro de 2021

Cúmplices - Transgressões de um Ricardo III, uma peça apresentada pela Plataforma Criativa de Freixo de Espada à Cinta, a ter lugar nos próximos dias 10 e 11 de dezembro, pelas 21 horas, no Auditório Municipal.

Um espetáculo que conta com o apoio da Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta e da DGARTES - CULTURA REPÚBLICA PORTUGUESA.

Sinopse:

Cúmplices narra as contradições de dois atores que devem representar a obra de Shakespeare, Ricardo III. Uma vertiginosa viagem que percorre o texto original e “sub-textos”, fruto das contradições dos atores em cena. Trata-se de uma denúncia das artimanhas que o poder utiliza para se impor. Um alerta aos riscos da “cumplicidade” com certos radicalismos absurdos. Esta criação é uma desconstrução poética da tragédia shakespeariana transposta para a atualidade.

Eis aqui a transgressão teatral de um espetáculo onde o espetador deve permitir sentir-se como parte integrante da criação teatral. Este é um desafio aos conceitos normais do ver ou assistir teatro. Pretende inquietar a relação entre espetador e ator. Refletir sobre a arte como objeto de celebração coletiva e o teatro como encontro vivencial de celebração festiva.

"Aquele que ordena de forma absoluta num reino de mortos-vivos, dominados e aniquilados pelas forças malignas do poder destruidor. Uma pequena advertência: Ricardo III não se faz sozinho."

*
O evento segue as normas da DGS. A lotação do Auditório estará reduzida a metade, sendo obrigatório o distanciamento social, a utilização de máscara e higienização das mãos. À entrada é necessária a apresentação de uma destas opções: teste negativo, certificado de vacinação ou certificado de recuperação.