21 de Agosto de 2020

WAKE UP é um trabalho de reescrita e adaptação do texto “Wake Up And Smell The

Coffee” do premiado actor e autor norte-americano Eric Bogosian. Este monólogo, primeira criação assinada por António Parra na companhia A Turma, em colaboração com Luís Araújo, cruza a linguagem dos dois criadores com a escrita cáustica e lancinante de Bogosian diluindo a fronteira entre teatro e stand-up, entre intérprete e público e actor e personagem. Nesta reescrita, apesar do alvo ser o actor, aponta-se o foco ao público: a sede de sucesso, a ansiedade que isso provoca, a espiritualidade pop, o caos e a alienação da vida pós-moderna. Uma sucessão vertiginosa de personagens moralmente questionáveis e à deriva entre a conformidade e a hipocrisia procuram desesperadamente capitalizar a dor, a miséria e o desastre. O universo não perdoa ninguém e nós não perdoamos ninguém. Nem nós próprios.

No fundo no fundo para podermos seguir em frente vamos rodeando-nos de paliativos

inócuos. Este espectáculo é um deles.

A partir de um texto de • Eric Bogosian
Tradução • Luís Mestre
Interpretação • António Parra
Encenação • António Afonso Parra, Luís Araújo
Cenografia • Ana Gormicho
Desenho de luz • Rui Monteiro
Sonoplastia • João Oliveira
Desenho de som • Joel Azevedo
Vídeo e fotografia • Francisco Lobo
Fotografia • Sara Pazos
Design • Francisco Ribeiro
Direção técnica • Zé Diogo Cunha
Produção administrativa e executiva • Ludovica Daddi
Produção • A Turma (estrutura financiada pela República Portuguesa - Ministério da Cultura
/ DGArtes)
Coprodução • Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, Teatro Nacional São João,
Teatro Virgínia
Apoios A Turma • A Liga, Fundação Escultor José Rodrigues, Antena 2, Fnac Santa
Catarina, Rádio Nova, Revista Intro, Revista gerador
Mecenas A Turma • Brochado Coelho e Associados, Central de Informação
Duração • 70 min (previsão)
M/16
Agradecimentos: Agente a Norte, Alessandra Mencancini, Albertina Parra, Artur Parra, APPC, ASSéDIO Teatro, Bernardo Daddi, Celso Miguel, Chiara Gazzarrini, Filipa Telo Alves, Helder Alves, Isabel Varela, Luísa Quintela, Marcelino Teixeira, Maria João Maia Rosa, Maria João MaiaRosa, Marília Júlio Teixeira, Paulo Cunha Martins, Tom Cruise e a Igreja da Cientologia.