Fortalezas de Fronteira

13 de Fevereiro de 2020

“Esta terra, com o que tem e o que se manifesta, mais do que vir a cumprir, está, outrossim, a realizar um ideal, em que o património é um dos expoentes”, mencionou Maria do Céu Quintas, Presidente do Município.

 

A Secretária de Estado do Turismo, Rita Tavares, presidiu, hoje (13 de Fevereiro), em Freixo de Espada à Cinta à cerimónia de apresentação do Roteiro do Nordeste Transmontano do Programa Dinamizar Fortalezas de Fronteira.

O evento, que contou com a presença de vários Autarcas e instituições, nomeadamente do Turismo de Portugal e do Turismo Porto e Norte, tem como base potenciar a promoção do território da raia, através do turismo associado à arquitectura militar, onde pontificam as antigas Fortalezas e Castelos.

Na sua intervenção, Maria do Céu Quintas, Presidente do Município, para além de frisar a escolha em Freixo de Espada à Cinta para acolher esta iniciativa destinada ao Nordeste Transmontano, salientou “estamos na Praça do Mundo, onde se manifestam e confluem estilos arquitectónicos, mas também personagens que, partindo de Freixo, selaram a História Pátria e Global.

É neste universo de cultura que cuidamos e nos projectamos.

Não apenas circunscritos ao que é a memória física, de que é testemunho a requalificação em curso da zona envolvente ao Castelo, mas também a dinamização do Centro Histórico com eventos temáticos”.




 
 


Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta
Praceta do Municipio | 5180-103 Freixo de Espada à Cinta | Tel.: 279 658 160 | Fax: 279 658 165 | Email: geral@cm-fec.pt