José Jorge Letria recebe Prémio Guerra Junqueiro

31 de Maio de 2019

José Jorge Letria recebe Prémio Guerra Junqueiro

Inserido no FFIL - Freixo Festival Internacional de Literatura, o Prémio Literário Guerra Junqueiro FFIL 2019 foi entregue ao Poeta, Ensaísta e Dramaturgo José Jorge Letria.

Na ocasião, Maria do Céu Quintas, para além de afirmar que  "Freixo de Espada à Cinta apresenta-se, sem parcimónias, como terra de conhecimento, saber e cultura", justificou a entrega deste galardão a José Jorge Letria na certeza de que o homenageado é "Homem devoto da Liberdade, e emissor da palavra enquanto instrumento crítico e irrequieto, para além de incansável na defesa de uma sociedade justa e humanista, apresenta-se-nos, pois,  como um Junqueiriano dos tempos modernos, em que a Palavra com substância assume, sempre, primazia."
Na sua alocução de agradecimento, José Jorge Letria salientou que "‘O importante quando se recebe um prémio de poesia de reconhecimento integral como este é, não é só o reconhecimento e a consagração daquilo que fizemos mas sobretudo aquilo que podemos fazer no futuro.
Estarei sempre disponível para ajudar Freixo de Espada à Cinta a fazer chegar a cultura ainda mais longe", concluiu.
Num gesto carregado de forte simbolismo, José Jorge Letria encerrou o momento de homenagem com a declamação de um Poema original dedicado a Guerra Junqueiro.