Assinatura do Ato de Confirmação da Delimitação de Fronteiras

06 de Outubro de 2022

Cumprindo a tradição de rotatividade, decorreu hoje ao final da manhã, nos Paços do Concelho em Freixo de Espada à Cinta, a cerimónia simbólica de assinatura do Ato de Confirmação da Delimitação de Fronteiras, documento que cumpre com o Tratado de Limites celebrado, em 1864, entre Portugal e Espanha.
O documento, confirmado anualmente e de caráter obrigatório, foi assinado pelo Presidente da Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta, Nuno Ferreira, pelo Alcalde do Ayuntamiento de La Fregeneda, D. Manuel Alonso Rubio, pelo Alcalde do Ayuntamiento de Mieza, Ismael García Carreto, pelo Alcalde do Ayuntamiento de Vilvestre, D. Juan Angel Gorjón Martin, pela Alcaldesa do Ayuntamiento de Saucelle, D. Maria De La Encarnacion Quirós Sánchez, e pelo Alcalde do Ayuntamiento de Hinojosa de Duero, D. José Francisco Bautista Mendez.
O Tratado de Limites, constituído por 31 artigos, data de 29 de setembro de 1864, tendo sido assinado pelo Rei D. Luís de Portugal e pela Rainha D. Isabel II de Espanha, com o propósito de verificação e manutenção dos marcos que delimitam a soberania territorial entre os dois países.
Desde então todos os anos, em cumprimento do plasmado neste Tratado, o Município de Freixo de Espada à Cinta e os Ayuntamientos de La Fregeneda, Mieza, Vilvestre, Saucelle e Hinojosa de Duero confirmam entre si, através da assinatura do Ato de Confirmação da Delimitação de Fronteiras, que as fronteiras definidas pelo Rio Douro não sofreram qualquer alteração.