Estudo de Reabilitação da Linha do Douro - Troço Pocinho/Barca d´ Alva apresentado hoje em Freixo de Espada à Cinta

03 de Outubro de 2022

O Município de Freixo de Espada à Cinta foi esta manhã o local escolhido para a apresentação do Estudo de Reabilitação da Linha do Douro - Troço Pocinho/Barca d´Alva, que contou com a presença do Ministro das Infraestruturas e Habitação, Dr. Pedro Nuno Santos, da Ministra da Coesão Territorial, Dra. Ana Abrunhosa, da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Prof.ª Dr.ª Isabel Ferreira, do Presidente da CIMDOURO, Dr. Carlos Silva Santiago, do Presidente da CCDR-N, Prof. Dr. António Cunha, e do Vice-Presidente das Infraestruturas de Portugal, Eng. Carlos Fernandes, entre muitos outros representantes políticos e de entidades civis.
Na intervenção de abertura, o Presidente da Câmara Municipal, Nuno Ferreira, falou sobre a importância da apresentação deste estudo como um primeiro passo para o lançamento deste projeto de interesse público, uma medida que vai potenciar o desenvolvimento económico de toda a região do Douro e alguns territórios da região Centro.
O Estudo de Reabilitação da Linha do Douro - Troço Pocinho/Barca d´Alva hoje apresentado debruçou-se sobre a viabilidade e impactos económicos associados à reabertura deste troço, assim como no projeto de reabilitação da estrutura ferroviária existente. Esta parte técnica esteve a cargo da CCDR-N e das Infraestruturas de Portugal, que comprovaram que este é um investimento estrutural para a região, beneficiando diretamente os quatro Municípios limítrofes: Freixo de Espada à Cinta, Figueira de Castelo Rodrigo, Vila Nova de Foz Côa e Torre de Moncorvo, mas com reflexos muito significativos nos restantes concelhos da CIMDOURO.
A Ministra da Coesão Territorial assumiu a importância deste investimento para as populações e regiões mais afetadas pela interioridade, uma obra com grande impacto económico, social e ambiental, que se apresenta como viável. No mesmo sentido falou o Ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, que anunciou a intenção do Governo de arrancar com o concurso para a extensão da Linha do Douro até Barca d´Alva já no primeiro trimestre de 2023, uma obra importante para o dinamismo económico de todo o território do Douro.
O troço em causa tem uma extensão de cerca de 27 quilómetros e está inativado desde a década de 80. O estudo apresentado pressupõe um investimento de 75 milhões para a reabertura deste troço cujos benefícios totais podem chegar aos 84 milhões de euros.