Agenda Cultural

Cimeira de Economia e Gestão

29 de Abril de 2022

“Sentido de responsabilidade e transparência” na governação.

Foi esta uma das inúmeras mensagens transmitidas por Nuno Ferreira, Presidente da Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta, enquanto orador convidado da IIIª edição da Cimeira de Economia e Gestão, organizada pela FNEEG - Federação Nacional de Estudantes de Economia e Gestão.

Dedicada a temas associados à Descentralização em Portugal, ao Presidente Nuno Ferreira foi-lhe proposto abordar a Reforma do Sistema Eleitoral.

Na sua intervenção, o Autarca mostrou-se favorável a uma reestruturação à Lei Eleitoral que a tornasse mais “equitativa e justa” e permitisse, designadamente, a eleição de mais Deputados pelo Círculo Eleitoral de Bragança, de forma a garantir “mais voz” em defesa da região.

Fazendo a ponte com a participação eleitoral, o Autarca enalteceu o exemplo dos Cidadãos-eleitores de Freixo de Espada à Cinta, já que foi neste concelho que se registou, nas últimas eleições Autárquicas, a maior taxa de participação do País.

Apostado num discurso pedagógico, Nuno Ferreira salientou que tem de se trabalhar para que a “abstenção seja um mito e não o sistema”, e quem governa, deve fazê-lo norteado pelos princípios do “respeito e transparência”, lembrando, a propósito, que foi essa, sempre, a sua postura enquanto Vereador da Oposição, ao publicitar, nas redes sociais, as propostas e sugestões apresentadas nas reuniões de Câmara.

Assume, de forma clara, a transparência, rigor nas contas e finanças e os funcionários da Autarquia, como pilares da gestão autárquica.

Correspondendo à importância da determinação, que valoriza, lembra a saúde e a educação como prioridades e garantes de qualidade de vida.

Nesse contexto enuncia o 12º Ano Profissional, uma promessa eleitoral cumprida e com início garantido a partir de Setembro.

Relativamente à Saúde, lembrou que o Município encontra-se em negociações, em estado avançado, com a ULS e o Ministério da Saúde, para garantir à população a abertura do Centro de Saúde até às 00h00.

Interpelado sobre o Ensino Superior, lembrou a relevância do Politécnico de Bragança para a dinâmica económica e social da Cidade e da Região, dando como exemplo as mais de 100 nacionalidades de quem estuda no IPB, para além do seu prestígio académico (considerado o melhor do País) e valorização científica, onde se evidencia Isabel Ferreira, actual Secretária de Estado da Valorização do Interior, e uma das investigadoras mais reputadas do Ensino Superior.

Com esta participação, o Autarca, juntou-se a oradores de edições anteriores, onde se destacam Professores Universitários e Investigadores.

No final , não deixou de elogiar o âmbito destas conferências, e quem as organiza : jovens universitários, já que, sintetizou : “a juventude é o futuro do nosso País”.