D. Ximenes Belo

15 de Dezembro de 2018

D. Ximenes Belo apresenta livro em Freixo de Espada à Cinta e descerra placa evocativa no Monumento aos Missionários.

Prémio Nobel da Paz e Bispo Emérito de Díli, esteve na Vila Missionária onde fez a apresentação pública do seu último livro, Missionários Transmontanos em Timor-Leste, um registo biográfico onde predominam os Missionários do concelho de Freixo de Espada à Cinta.

Na sua intervenção, Maria do Céu Quintas, Presidente da Câmara Municipal, enfatizou que a publicação deste livro, para além de cuidar de "um património feito por todos e para todos", presta homenagem " aos que fizeram com que a nossa identidade se tornasse global, zelamos para que as gerações de Freixo de Espada à Cinta não percam e não esqueçam o quão grande somos, e partilhamos para que todos saibam que em Freixo de Espada à Cinta a História não termina".

Ao momento, a que se associou, também, D. José Cordeiro, Bispo da Diocese de Bragança-Miranda, a Presidente Maria do Céu somou-lhe um outro que se lhe interliga: a criação do futuro Museu dos Missionários, a inaugurar em Outubro de 2019, e que ficará instalado no Convento São Filipe de Nery.

D. Ximenes Belo