Seda de Freixo sensibiliza Presidente da República Popular da China

05 de Dezembro de 2018

Seda de Freixo sensibiliza Presidente da República Popular da China

Xi Jinping, Presidente da República Popular da China, que se encontra em visita de Estado a Portugal, citou, em artigo de opinião publicado na edição de 2 de Dezembro do Diário de Notícias, Freixo de Espada à Cinta no âmbito da valorização e promoção da Seda.

Recorde-se que a revitalização da Seda constitui um dos eixos estratégicos do actual Governo Autárquico, sendo, inclusivamente, a imagem corporativa do Município.

Freixo – Terras de Seda, acompanha, desde Agosto de 2014, toda a linguagem de promoção do Município.

Desde então, o actual Executivo tem desenvolvido uma série de acções tendentes à preservação e fortalecimento de uma tradição que é exclusiva de Freixo de Espada à Cinta e única em toda a Península Ibérica.

Actualmente, o processo artesanal da Seda de Freixo é assegurado por três tecedeiras que laboram nas instalações do Museu da Seda, um dos pólos museológicos municipais do concelho.

Formar para garantir o Futuro da Seda

Mas a alavancagem e a continuidade da Seda de Freixo não se confina ao presente. Nesse contexto, por iniciativa do actual Governo Autárquico, o Instituto de Emprego e Formação Profissional ministrou, no concelho, um Curso de Formação, de 9 meses, para tecedeiras e tecelões, frequentado por 21 formandos e formandas, concluído em Setembro de 2018.