Pesquisar

Autenticação






Esqueceu a senha?
Sem conta? Criar Conta!
Reforma Administrativa PDF Imprimir e-mail

Reorganização Administrativa

Em declarações à RBA-Rádio Bragança, Presidente da Câmara manifestou o seu desacordo ao espírito da Lei que prevê a extinção de Freguesias.

 

Recorde-se que complementarmente a estas alterações será legislado um novo sistema eleitoral autárquico.

 

RBA

 

Noticia RBA

 

Freixo de Espada à Cinta:

Preferível extinguir as juntas de freguesia das sedes de concelho do que no mundo rural, disse José Santos.

O presidente da Câmara de Freixo de Espada à Cinta defendeu que no contexto da reforma administrativa será preferível extinguir as juntas freguesia das sedes de concelho do que as do mundo rural.

"As juntas de freguesia nas sedes de concelho poderiam ser extintas face a qualquer uma outra do mundo rural, havendo assim uma poupança de recursos financeiros", explicou José Santos.
Segundo o autarca duriense, a racionalização de custos poderia passar pela extinção das juntas de freguesias das sedes de concelho, já que na maioria dos casos não fazem diferença às populações porque são amparadas pelas Câmaras.
No entanto e no caso do concelho de Freixo de Espada à Cinta, os órgãos autárquicos (Câmara e Assembleia Municipal) já decidiram que tudo farão para que nenhuma das seis freguesias do concelho seja eliminada ou anexada a outra vizinha.
O autarca disse ainda que cargos como o de secretário ou tesoureiro das juntas de freguesia poderiam ser "suprimidos ou não serem remunerados” para o Estado poupar dinheiro, sem criar polémicas com anexação ou eliminação de freguesias.