Pesquisar

Autenticação






Esqueceu a senha?
Sem conta? Criar Conta!
AEDPA PDF Imprimir e-mail

AEDPA

 

A Associação para o Estudo, Defesa e Promoção do Artesanato de Freixo de Espada à Cinta tem vindo a recriar todo este processo de produção de seda, que vai desde a plantação de amoreiras cuja folha é o alimento essencial para a criação do bicho da seda, passando pela preparação dos casulos até à fiação e tratamento da seda. É na actualidade o único centro de todo o Trás-os-Montes que mantém viva e activa esta tradição.

 

Após a obtenção desta altiva matéria prima, habilidosas artesãs utilizando teares tradicionais fabricam as mais belas colchas, almofadas e panos. A promoção destes trabalhos artesanais é feita sobre várias vertentes tais como exposições em feiras, certames no país e no estrangeiro e a realização de mostras permanentes na sua sede.
 

 

aedpa_1.jpg
aedpa_2.jpg
aedpa_3.jpg
 

 

A Associação tem como finalidade lúdica divulgar o concelho de Freixo de Espada à Cinta, através do seu artesanato, não menosprezando porém a sua cultura e história. Para isso procura assumir e transmitir através da pesquisa, a identidade do ser freixenista. Ao efectuar o estudo de técnicas artesanais antigas e identificativas de Freixo de Espada à Cinta, das quais se destaca a sericicultura, procura desenvolver as mesmas realizando inúmeros trabalhos.

Efectua também a promoção do artesanato em várias vertentes, destacando-se exposições em feiras e certames, bem como exposições na sua sede. É uma Associação que não tem finalidades lucrativas, tendo o reconhecimento de Instituição de Utilidade Pública.

 

Recentemente estabeleceu-se um acordo de parceria entre a Associação de Artesanato e um grupo de empresários europeus por forma a efectuar um estudo experimental cujo objectivo é avaliar a capacidade de produção mecanizada de seda mediante a cultura de determinada espécie de amoreira visando um aumento na produção desta matéria prima na Europa e promovendo assim uma diminuição substancial da importação deste produto. Este projecto, além de inédito, é acima de tudo um excelente meio de promoção turística do concelho de Freixo de Espada à Cinta na Europa.

 

 

aedpa1_1.jpg
aedpa1_2.jpg
aedpa1_3.jpg
aedpa1_4.jpg
aedpa1_5.jpg
aedpa1_6.jpg
 

 

 

 

 

Associação para o Estudo, Defesa e Promoção do Artesanato
Largo do Outeiro, 6
5180-118 Freixo de Espada à Cinta
 279 658 190
 279 658 190