Pesquisar

Autenticação






Esqueceu a senha?
Sem conta? Criar Conta!
Freguesia de Fornos PDF Imprimir e-mail

Brasão
Presidente da Junta: Carlos Alberto Pereira

Área: 2.343 ha
Habitantes: 418
Distância à sede concelho: 17 Km

 

Fornos é uma freguesia do concelho de Freixo de Espada à Cinta, donde dista cerca de 17 km da sede de concelho.

Há referências antigas a esta freguesia, cujo nome poderá estar ligado à existência de fornos, provavelmente cerâmicos.
Trata-se de uma terra que foi provavelmente habitada em épocas remotas, como nos prova o porco em granito encontrado pelo Abade Tavares no Escouradal. Da História que se tem conhecimento, tratou-se de uma Vigararia da apresentação " ad nutum " da Colegiada de Freixo de Espada à Cinta. Por volta de 1644 foi saqueada pelos Castelhanos juntamente com Lagoaça. 

Esteve anexada ao concelho de Torre de Moncorvo de 26/6/1896 até 13/1/1898, enquanto durou a supressão do concelho de Freixo.
A principal actividade económica é a agricultura: as suas gentes dedicam-se ao cultivo do cereal, da batata, da azeitona e do azeite. Com alguns rebanhos de gado, o sustento dos locais vai sendo aumentado.

Atravessada pela EN-221, a aldeia mantém ruas perpendiculares, como a Rua do Calvário e a Rua Nova (entre as quais se situa a Torre do Relógio), a Rua da Igreja, o Largo do Terreiro do Santo, o Largo do Senhor da Rua Nova e a Rua do Santo (com um largo onde está a Capela do Santo António e onde há uma antiga fonte de água fresca).

A Igreja Matriz, cuja construção se iniciou em 1609 e votada a Santa Eulália, trata-se de um edifício rústico, em cantaria, com torre sineira central com 2 sinos. Tem outros monumentos que são motivo de atracção: a velha Fonte datada do século XVII com arco redondo, encimada por uma cruz ao centro e ladeada por dois pináculos; o Cruzeiro do Largo do Santo; a Capela da Ermida da Senhora da Assunção (ou Trena); e a Capela do Santo Cristo.

O miradouro do Carrascalinho é outro atractivo, sendo um local de visita obrigatória: daqui poder-se-á avistar o Rio Douro a romper pelas Arribas e a vasta província espanhola de Salamanca.

A festa da principal da freguesia é e honra do Senhor da Rua Nova, realizando-se no primeiro Domingo do mês de Setembro.

 

 

 

Contactos:
Junta de Freguesia de Fornos
Rua do Cálvario
5180-028 Freixo de Espada à Cinta

   279 649 126