Sete Passos

03 de Março de 2017
Sete Passos

Sete Passos (Tradições)

De tradição secular, a prática dos Sete Passos, de carácter marcadamente religioso, consubstancia-se no encomendar das almas.
Realiza-se todas as Sextas-feiras da Quaresma, com início nas 12 badaladas da meia-noite, anunciadas pelo sino da Torre Heptagonal.
Com partida da Igreja Matriz, o grupo de fiéis, encabeçado por figurantes que envergam hábitos negros com capuz, levam consigo lares de ferro que rastejam pelo chão em compasso de sete vezes.
Neste rito formado por elementos simbólicos, segue-se outro figurante que, curvado e apoiado numa vara, caminha pesarosamente transportando uma lamparina e uma bota de vinho que dá a beber a quem se lhe aproxima e se ajoelhar.

Todas as Sextas-feiras de 3 de Março a 14 de Abril.

Portal Turismo

(Brevemente Disponível)